Princípios da Orientação

1. Esforço Mental

O esporte consiste, basicamente, em ler o mapa entregue no momento da largada e fazer o percurso usando uma bússola como guia. O atleta precisa passar pelos pontos de checagem e registrar a passagem. Vence quem terminar a prova em menos tempo.

2. Personalizado
O que a diferencia dos outros esportes é a possibilidade de você criar o próprio percurso. Você tem que ir de um ponto a outro. Qual caminho você vai pegar depende da sua interpretação. A prova se torna diferente para cada participante.

3. História
Originada no meio militar, a modalidade começou a ser praticada no Brasil por civis na década de 1990, quando começaram a surgir os clubes de orientação, hoje distribuídos por todo o país.

4. Aventura sem Perigo
As disputas são feitas em ambiente controlado e são divididas por categorias (gênero, idade e nível técnico), o que minimiza o risco de acidentes. O inexperiente não vai para lugares de risco, primeiro ele aprende e se torna capaz.

5. Onde e como Participar:

Em Cascavel-PR existe o Cobra Clube de Orientação que promove cursos de iniciação ao esporte Orientação, organiza competições e ainda treina equipes para participar dos campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

Para praticar a ORIENTAÇÃO é necessário ter o mínimo de conhecimento do esporte para que possa tirar o melhor proveito da atividade e usufruir do contato com a natureza.

 

O Cobra organiza periodicamente cursos de iniciação ao esporte Orientação habilitando crianças, jovens e adultos a praticar esse maravilhoso esporte.

 

Os interessados em participar podem consultar o site: www.cobraclubedeorientacao.com.br

ou seguir o Cobra Clube em suas redes sociais: 

https://www.facebook.com/cobraclubeorientacao/

https://www.instagram.com/cobra_clube/

6. Resumidamente, o que é Corrida de Orientação ou "Orientação"?

Orientação é um esporte individual ou de duplas que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno (postos de controle) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. É permitido apenas o uso de uma bússola.

Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treinamento de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).

7. Dicas para praticar ou jogar orientação:

Orientação consiste em interpretar o mapa com o terreno, sabendo o tempo todo a sua localização no mapa e no terreno e realizar o percurso no menor tempo possÍvel, realizando um raciocínio lógico, concentração, trabalho mental e físico, uma verdadeira caça ao tesouro em contato com a natureza.

8. Principais FUNDAMENTOS da Orientação:

          1. Orientar o mapa;

          2. Saber onde esta;

          3. Saber para Onde vai;

          4. Saber por onde vai e

          5. Saber como vai.

10. Vídeos sobre o Esporte:

iof.png

COBRA CLUBE DE ORIENTAÇÃO

Rua Bom Jesus, 920 - Cascavel - PR - 85.812-160 

secretaria.cobra@gmail.com

CNPJ 02.319.798/0001-64

  • Facebook
strava-icon-29.jpg