Princípios da Orientação
1. Esforço Mental
O esporte consiste, basicamente, em ler o mapa entregue no momento da largada e fazer o percurso usando uma bússola como guia. O atleta precisa passar pelos pontos de checagem e registrar a passagem. Vence quem terminar a prova em menos tempo.
2. Personalizado
O que a diferencia dos outros esportes é a possibilidade de você criar o próprio percurso. Você tem que ir de um ponto a outro. Qual caminho você vai pegar depende da sua interpretação. A prova se torna diferente para cada participante.
3. História
Originada no meio militar, a modalidade começou a ser praticada no Brasil por civis na década de 1990, quando começaram a surgir os clubes de orientação, hoje distribuídos por todo o país.
4. Aventura sem Perigo
As disputas são feitas em ambiente controlado e são divididas por categorias (gênero, idade e nível técnico), o que minimiza o risco de acidentes. O inexperiente não vai para lugares de risco, primeiro ele aprende e se torna capaz.
5. Onde e como Participar:
Em Cascavel-PR existe o Cobra Clube de Orientação que promove cursos de iniciação ao esporte Orientação, organiza competições e ainda treina equipes para participar dos campeonatos regionais, nacionais e internacionais.
Para praticar a ORIENTAÇÃO é necessário ter o mínimo de conhecimento do esporte para que possa tirar o melhor proveito da atividade e usufruir do contato com a natureza.
O Cobra organiza periodicamente cursos de iniciação ao esporte Orientação habilitando crianças, jovens e adultos a praticar esse maravilhoso esporte.
Os interessados em participar podem consultar o site: www.cobraclubedeorientacao.com.br
ou seguir o Cobra Clube em suas redes sociais:
https://www.facebook.com/cobraclubeorientacao/
https://www.instagram.com/cobra_clube/
6. Resumidamente, o que é Corrida de Orientação ou "Orientação"?
Orientação é um esporte individual ou de duplas que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno (postos de controle) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. É permitido apenas o uso de uma bússola.
Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treinamento de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.
Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).
7. Dicas para praticar ou jogar orientação:
Orientação consiste em interpretar o mapa com o terreno, sabendo o tempo todo a sua localização no mapa e no terreno e realizar o percurso no menor tempo possÍvel, realizando um raciocínio lógico, concentração, trabalho mental e físico, uma verdadeira caça ao tesouro em contato com a natureza.
8. Principais FUNDAMENTOS da Orientação:
1. Orientar o mapa;
2. Saber onde esta;
3. Saber para Onde vai;
4. Saber por onde vai e
5. Saber como vai.
9. Materiais:
- Manual do esporte Orientação
- Regras do esporte Orientação pedestre (2020)
- Simbolos do mapa de orientação pedestre (ISOM 2017)
- Simbolos do mapa de orientação pedestre (ISOM 2017-2)
- Sinalética para cartão de descrição dos pontos de controles
10. Vídeos sobre o Esporte: