Cobra Clube de Orientação – Um orgulho fazer parte desta história.

Por Luiz Borella

          Quando cheguei a Cascavel, em 1984, tomei conhecimento da modalidade Orientação, ao ser escalado para participar da prova, que compunha as Olimpíadas da Fronteira, uma competição puramente militar. Na década de 90 começamos a participar de algumas competições a nível paranaense, mas todas as provas envolviam um grande deslocamento, normalmente para Curitiba. Foi em um destes deslocamentos, sob forte chuva, que o Tasca me falou, vamos fundar um clube em Cascavel? Foi assim que surgiu o nosso Cobra. Fizemos uma reunião no então Clube dos Subtenentes e Sargentos de Cascavel e lá formamos a primeira diretoria, da qual eu era o Presidente. Permaneci na função por dois anos e com a colaboração de todos os diretores registramos nosso estatuto e fizemos nascer o esporte Orientação em nossa região. 

            Quando fui transferido para Macapá, o Valdir Tasca foi eleito presidente e permaneceu até o ano de 2014. Minha gratidão ao Tasca, pois só quem trabalha pelo esporte Orientação, sabe o quanto é difícil manter um clube vivo e principalmente organizar competições. É muito fácil chegar no dia ou na semana do evento para ajudar, mas um evento começa muito tempo antes e requer principalmente um mapa e poucos são aqueles que ao menos tentam elaborar um. Gratidão aos demais orientistas que estiveram a meu lado e ao lado dos outros presidentes, atualmente o Hilário e assim estão mantendo o Clube não apenas vivo, mas sendo um dos destaques no nosso esporte. Hoje pertencente ao COCI, não consigo me imaginar apenas integrante dele, eu tenho verdadeiramente dois clubes: uma vez COBRA sempre COBRA!

            Parabéns Cobra Clube de Orientação pelos seu 23º aniversário! Parabéns Presidente, diretores e atletas por pertencer a esta grande instituição!

LUIZ BORELLA (Sócio Fundador/Presidente de Honra COBRA)

Histórico do COBRA

Por Valdir Tasca:

          No início do mês de novembro do ano de 1996, viajavam com destino a Curitiba, para participar da última etapa do III Circuito Paranaense de Orientação, os atletas Acir José de Almeida, Luiz Borella e Valdir Tasca, quando na altura do Km 288, chegando ao trevo secundário de acesso a cidade de Irati-PR, o assunto lógico era Orientação, surgiu através do atleta Valdir Tasca a ideia de criar um Clube de Orientação em Cascavel, sendo a sugestão aceita no ato pelo amigos de viagem.

          Chegando em Curitiba, logo foram atrás da documentação do Clube de Orientação de Curitiba, para servir de modelo e retornando à Cascavel, se organizaram para então no dia 30 de novembro de 1996, fundarem o Cobra Clube de Orientação de Cascavel, tendo como seu 1º presidente o atleta Luiz Borella (30 de novembro de 1996 a 13 de novembro de 1998), Valdir Tasca (13 de novembro de 1998 a 30 de novembro de 2014) e atualmente Hilário Teixeira (30 de novembro de 2014 a 30 de novembro de 2020), são sócios fundadores os seguintes atletas: Acir José de Almeida, Carlos Wolf Carlin, Cezer Francisco Rizzardo, Dilamar Pilatti, Divino José Ribeiro, Félix Ribeiro da Silva, Frank de Oliveira Braga, Giovani Almeida Alves, Gsé Eloi Marins, Ilson Luiz Mendonça Domingues, Ilson Pereira Rehbein, José Carlos Wickert, Josias Batista de Barros, Juarez Dias Gonçalves, Juscelino Gonaçalves Costa, Lourival Donizete Vilas Boas (in memoriam), Luis Alberto Ferreira Garcia, Luiz Borella, Lyncoln Carneiro, Odenézio Frasson, Reinaldo Karmaluck Tinôco, Sérgio Luiz Borba, Valdecir Ernesto Folador, Valdir Tasca e Weimar Freire da Rocha Júnior.

          Durante esses 23 anos de existência, o Cobra Clube de Orientação de Cascavel, destacou-se no âmbito Brasil e América de Sul, organizando grandes eventos, dentre os quais se destacam:

          - Campeonato Brasileiro de Orientação 2001, em Quedas do Iguaçu-PR;

          - Campeonato Brasileiro Universitário de Orientação 2005, em Itaipulândia-PR;

          - Taça Paraná de Orientação 2009, em Toledo-PR;

          - Copa das Federações de Orientação 2009, em Guaraniaçu-PR;

          - Campeonato Sul americano de Orientação 2009, em Cascavel-PR;

          - Campeonato Brasileiro de Orientação 2012, em Guaraniaçu-PR;

          - Circuito Paranaense de Orientação e Circuito Oeste Paranaense de Orientação “Um dos circuitos mais antigos do Brasil, já na sua 23ª edição’”, levando a modalidade para vários municípios da região oeste do estado.

             Nos primeiros anos de sua existência a grande maioria dos praticantes eram militares do Exército, uma vez que a Instituição foi a responsável por trazer o esporte para o Brasil, com o passar dos anos começaram a aparecer praticantes do meio civil, sendo nos dias atuais a maioria, pois muitos militares praticantes foram transferidos.

   Valdir Tasca - Sócio Fundador/Presidente de Honra/Diretor Técnico

Cobra Clube de Orientação

Por Hilario Teixeira:

                 

          Cheguei em Cascavel no ano de 2005, quando conheci o Tasca e outros apaixonados pela Orientação e o Cobra Clube de Orientação de Cascavel, não me contive e passei a fazer parte da Diretoria do mesmo desde 2009.

                Fui Diretor Técnico (2 anos), Vice-Presidente (2 anos) e Presidente por dois mandatos de 2 anos e estou no 3° mandato de 2 anos. Movido pelo amor e entusiasmo das pessoas que escrevem a história da Orientação e do COBRA, não pude deixar de dar a minha colaboração, admiro meus antecessores (Borella e Tasca PRESIDENTES DE HONRA DO COBRA) e tenho a consciência de que os presidentes não trabalham sozinhos e graças às pessoas que nos cercam, apaixonados pela Orientação que são a razão da existência do Cobra Clube de Orientação.

               O COBRA começou a sua história onde os mapas eram impressos em preto e branco, feitos a mão, hoje os mapas são feitos com tecnologia GPS, OCAD e o entusiasmo e trabalho duro do mapeador, os picotadores eram prendedores de roupa com “durepox”, depois picotadores Silva e hoje temos o equipamento eletrônico.

                O Circuito Oeste Paranaense de Orientação (COPO) concluiu sua 23ª edição e o Cobra completa 23 anos de existência, ou seja, o COPO nunca foi interrompido.

Parabéns Cobra Clube de Orientação. Parabéns aos Diretores/Atletas e Atletas que são a razão de ser da existência do COBRA.

 

Hilario Teixeira (Presidente em Exercício)