Curso de Iniciação e Treino de Orientação - 09 e 10/06

12 de Junho de 2018

O Cobra Clube de Orientação promoveu, nos dias 09 e 10 de Junho de 2018, mais dois Cursos de Iniciação e Treinos de Orientação. As atividades foram realizadas no Clube de Subtenentes de Sargentos de Cascavel/PR e contaram com a participação e interação de mais de 50 atletas, de diversas faixas etárias (desde crianças até adultos), durante os dois dias. Os cursos de Iniciação à Orientação foram conduzidos pelo orientista Hilário Teixeira e tiveram como principal objetivo apresentar, de forma introdutória, o esporte Orientação para novos atletas, contando com atividades teóricas e práticas. Já o foco dos Treinos, os quais foram conduzidos pelo orientista Valdir Tasca, foi trazer mais conhecimento sobre técnicas de orientação para atletas que já conhecem o esporte, visando a preparação para as próximas competições.

Durante todas as atividades houve bastante interação entre os participantes, e ao final, foi observado uma grande satisfação e interesse entre os participantes dos cursos, em conhecer mais sobre a Orientação.

O Cobra Clube de Orientação dá as boas vindas aos novos atletas e comunica que em breve serão divulgadas, as novas datas de Cursos e Treinos promovidos pelo clube.

“Orientação, um esporte para todos”.

2 Etapa COPO 2018 - Cascavel/PR

07 de Maio de 2016

Na manhã do último domingo, dia 06 de Maio de 2018, aconteceu em Cascavel, a 2a Etapa do Circuito Oeste Paranaense de Orientação – COPO. O evento, organizado pelo Cobra Clube de Orientação, foi realizado no Parque Ambiental de Cascavel/PR, e contou com a participação de mais de  80 atletas, mostrando o crescimento do esporte e engajamento dos atletas na região Oeste do Paraná.

A prova iniciou-se a partir das 09:00 quando largaram os primeiros grupos de atletas. O tempo estava nublado e no início da prova ocorreu uma pequena goroa. Nada que pudesse atrapalhar o entusiasmo de todos os atletas para completarem seus percursos. Além disso merece destaque especial também, o Parque Ambiental de Cascavel (local da prova), por ser um local muito agradável, de ambiente familiar e bastante adequado para a prática da Orientação, contando com trilhas ecológicas em meio à floresta e até mesmo uma cachoeira, onde foi colocado um dos pontos de controle, e chamou atenção de todos os atletas.

A prova ocorreu tranquilamente sem qualquer incidente até aproximadamente 12:00. Ao final houve entrega de medalhas para todos os atletas da categoria “Iniciante”, como premiação por seu esforço e incentivo para que continuem praticando Orientação.

O Cobra Clube de Orientação agradece à Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel e à AGROTEC pela disponibilização das áreas de prova e concentração de atletas e parabeniza todos os atletas que participaram e abrilhantaram ainda mais este final de semana de orientação.

6 Etapa COPO - CASCAVEL - PR

26 de Outubro de 2017​.

No dia 12 de Novembro de 2017 acontecerá em Cascavel/PR, a 6a Etapa do Circuito Oeste Paranaense de Orientação – COPO. A Etapa será organizada pelo Cobra Clube de Orientação - CCO e marcará o encerramento da competição.

Ao final da competição será vendido almoço para os presentes e em seguida será realizada a cerimônia de encerramento da competição e premiação dos atletas.

O local de realização do evento será a Chácara Campagnoni (BR-277, sentido Foz do Iguaçu) o qual conta com piscina que poderá ser usada pelos atletas participantes.

O prazo para inscrições é até o dia 8 de Novembro (quarta-feira).

Maiores informações poderão ser consultadas no convite, publicado em nosso site, página do facebook e divulgado via e-mail também.

Venha e traga sua família e amigos para conhecer nosso maravilhoso esporte.

Piauuuuuu!!!

5 Etapa ORISPRINT E 6 ETAPA CIPO - Boa Vista da Aparecida - PR

12 de Setembro de 2016

Entre os dias 10 e 11 de Setembro de 2016 aconteceu no município de Boa Vista da Aparecida a 6a Etapa do Circuito Paranaense de Orientação – CIPO, 5a Etapa do Paranaense de Orientação Sprint – ORISPRINT e 5a Etapa do Circuito Oeste Paranaense de Orientação - COPO. O evento organizado pelo Cobra Clube de Orientação, foi realizado na Sede Náutica do Clube Comercial de Cascavel, localizada em Boa Vista da Aparecida, e contou com a participação de mais de  150 atletas de 7 clubes de orientação do Paraná e Santa Catarina.

No dia 10, a partir das 15:00 foi realizada a 5a Etapa do Paranaense de Orientação Sprint – ORISPRINT. Na tarde ensolarada de sábado, o calor predominava e o e os atletas não mediram esforços para completarem seus percursos SPRINT em menor tempo possível. Em uma das áreas da Sede Náutica do Clube Comercial de Cascavel foi montado um labirinto para aquecimento dos atletas anteriormente à realização de seus percursos.

No dia 11, a partir das 09:00 iniciou-se a realização da 6a Etapa do Circuito Paranaense de Orientação – CIPO e 5a Etapa do Circuito Oeste Paranaense de Orientação – COPO. Novamente o tempo estava limpo, oque enalteceu mais ainda a beleza do local. As provas foram realizadas até aproximadamente às 12:00 e novamente o que observou-se foi muito empenho por parte de todos os atletas, mesmo com o calor intenso e agora com percursos mais longos, compatíveis com a categoria de cada atleta, variando entre 3,0 Km a 10,5 Km.

Após o almoço, às 14:00 iniciou-se a cerimônia de premiação. A premiação foi interrompida para o agradecimento por parte do Cobra Clube de Orientação à Associação Atlética Comercial de Cascavel, representada por Eugênio dos Santos Tomazelli – Diretor da Sede Náutica. Na ocasião foi entregue um mapa de toda a área da competição, como forma de agradecimento pela disponibilização de toda a infraestrutura para realização do evento.

Foram também homenageados os orientistas Luiz Borella e Valdir Tasca, precursores da Orientação no Oeste Paranaense e criadores do Cobra Clube de Orientação em 1996, o qual completa em novembro deste ano, 20 anos. Foi lembrado também, que os dois orientistas criaram o Circuito Oeste Paranaense de Orientação – COPO, também em 1996 e que de lá, para cá, todos os anos o COPO foi realizado estando este ano em sua vigésima edição. A homenagem foi simbolizada com uma medalha personalizada do evento, um troféu, um porta medalhas bem como um certificado de honra ao mérito em agradecimento por todos estes anos de dedicação e empenho em prol do Esporte Orientação.

O Cobra Clube de Orientação agradece à Associação Atlética Comercial de Cascavel e parabeniza todos clubes e seus atletas que participaram e abrilhantaram ainda mais este final de semana de orientação.

3 Etapa ORISPRINT E 4 ETAPA CIPO - FOZ DO IGUAÇU

13 de julho de 2016

Entre os dias 09 e 10 de Julho de 2016 aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu a 4a Etapa do Circuito Paranaense de Orientação – CIPO e 3a Etapa do Paranaense de Orientação Sprint – ORISPRINT. O evento organizado pelo Clube de Orientação Cataratas do Iguaçu – COCI, foi realizado no Parque Tecnológico de Itaipu e região do Canal da Piracema da Itaipu Binacional, e contou com a participação de mais de 200 atletas de diversos clubes de orientação paranaense.

O Cobra Clube de Orientação esteve presente na competição representado por mais de 30 atletas, sendo que vale destacar os seguintes resultados: No CIPO: Luan Rodrigo Ferreira de Oliveira 4o lugar (H  ADULTO E); Gabriel Kin Moscaleski 1o lugar (H JUNIOR E); Paulo David Rocha Bezerra Sousa e Gabriel da Silva Carvalho 1o e 3o lugares (H ADULTO A); Cleder Augusto de Oliveira Neves e Luiz César Carvalho Tavares de Camargo 1o e 4o lugares (H MASTER A), Luiz Albino Broetto Júnior 1o lugar (H SENIOR A); Gustavo Pinguello Pertile 2o lugar (H JUVENIL A); Gabriela Vitória Della Pasqua 1o lugar (D JUVENIL A); Luiz Paulo Calixto Marchese 2o lugar (H ADULTO B); Patrícia Mottes 1o lugar (D ADULTO B); Giovani Almeida Alves e Lair Calderan 2o e 3o lugares (H SENIOR B); Cristina Possato Duarte Pertile 4o lugar (D MASTER B); Ana Cléia Liz Alves 4o Lugar (D SENIOR B); Jairo Roberto Lemos 1o lugar (H VETERANO B); Lucas Claro de Abreu 2o lugar (H ADULTO N); Nara Carolina Carneiro Feijó Sousa 2o lugar (D ADULTO N); João Henrique Silva Pertile 2o lugar (H INFANTIL N); e Alícia Graciela Alvarez Armadá 2o lugar (DN1).

No OriSPRINT o CCO conquistou as seguintes premiações: Patrícia Mottes 3o lugar (D ADULTO A); Gabriela Vitória Della Pasqua 2o lugar (D JUVENIL A); Nara Carolina Carneiro Feijó Sousa 2o lugar (D ADULTO N); Camila Pereira Della Pasqua Neves e Alícia Graciela Alvarez Armadá 1o e 3o lugares (D MASTER N); Vitória Bianco Hendges 4o lugar (D JUVENIL N); Paulo David Rocha Bezerra Sousa, Gabriel da Silva Carvalho, Luiz Paulo Calixto Marchese e Carlos Vitor Secchi Sousa 1o, 2o, 3o e 4o  lugares (H ADULTO A); Gabriel Kin Moscaleski 3o lugar (H JUNIOR A); Luiz César Carvalho Tavares de Camargo Sérgio Luiz Hendges e Cleder Augusto de Oliveira Neves 2o 3o e 4o lugares (H MASTER A); Gustavo Pinguelo Pertile 3o lugar (H JUVENIL A); Luiz Albino Broetto Júnior 2o lugar (H SENIOR A); Jairo Roberto Lemos 4o lugar (H VETERANO A); Rudi Nick Vencatto 4o lugar (H ADULTO N); João Henrique Silva Pertile e Mateus Luiz Bianco Hendges 1o e 4o lugares (H INFANTIL N).

O Cobra Clube de Orientação agradece e parabeniza o Clube de Orientação Cataratas do Iguaçu pela organização, e também a todos os atletas do clube que participaram do evento.

*Imagens: Camila Pereira Della Pasqua Neves