1. O QUE É CORRIDA DE ORIENTAÇÃO OU ORIENTAÇÃO?

 

Orientação é um esporte individual ou de duplas que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno (postos de controle) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. É permitido o uso de uma bússola.

Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treinamento de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).

2. ONDE E COMO PRATICAR?

 

Em Cascavel-PR existe o Cobra Clube de Orientação que promove cursos de iniciação ao esporte Orientação e organiza competições locais e regionais e ainda organiza e treina equipes para participar de competições nacionais e internacionais.

Para praticar a ORIENTAÇÃO é necessário ter o mínimo de conhecimento do esporte para que possa tirar o melhor proveito da atividade e usufruir do contato com a natureza.

O Cobra Clube de Orientação organiza periodicamente cursos de iniciação ao esporte Orientação habilitando crianças, jovens e adultos a praticar esse maravilhoso esporte.

Os interessados em participar podem consultar o site www.cobraclubedeorientacao.com.br ou envie e-mail para hilariotreinadororientista@gmail.com pedindo informações sobre o esporte e como participar.

 

Orientação é um esporte (UM JOGO) no qual o competidor realiza um percurso na natureza e esse percurso está marcado em um mapa, onde o competidor só irá conhecer o traçado do percurso no momento da largada.

Praticar ou jogar orientação consiste em interpretar o mapa com o terreno, sabendo o tempo todo a sua localização no mapa e no terreno e realizar o percurso no menor tempo possÍvel, realizando um raciocínio lógico, concentração, trabalho mental e físico, uma verdadeira caça ao tesouro em contato com a natureza

Principais FUNDAMENTOS da Orientação:

          1. Orientar o mapa;

          2. Saber onde esta;

          3. Saber para Onde vai;

          4. Saber por onde vai e

          5. Saber como vai.

- Manual do esporte Orientação

- Regras do esporte Orientação pedestre (2018) 

- Simbolos do mapa de orientação pedestre (ISOM 2017)

- Simbolos do mapa de orientação pedestre (ISOM 2017-2)

- Sinalética para cartão de descrição dos pontos de controles

 VÍDEOS